19 de setembro de 2012

Rebecca Garcia conversará com técnicos dos ministérios para impedir ameaça da China contra o PIM




A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) fez um discurso, hoje (19), no plenário da Câmara dos Deputados, criticando a concorrência da China, que está empenhada em colocar no mercado 25 milhões de aparelhos condicionadores de ar retidos pela crise econômica internacional, afetando diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM).
A parlamentar afirmou ainda que conversará com técnicos dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Fazenda e do Desenvolvimento Regional, para buscar aceleração as medidas de proteção da indústria nacional e em defesa da Amazônia. Rebecca já solicitou a reunião nos ministérios, mas ainda não há previsão para a data.
“Quero fazer novo pedido de socorro em nome de 20 mil empregos diretos que estão sendo perdidos no Polo Industrial de Manaus. Desta vez não se trata de guerra fiscal ou de quaisquer medidas econômicas que nos afetem. Trata-se da concorrência predatória da China, empenhada no esforço de colocar no mercado 25 milhões de aparelhos condicionadores de ar retidos pela crise econômica internacional. Como nossa burocracia está sendo lenta, o Amazonas pode sofrer mais um duro golpe na sua economia, com sério comprometimento da própria estrutura da Zona Franca”, declarou.
Ao finalizar seu discurso, a deputada falou sobre a importância da manutenção do PIM “o Brasil já tem consciência, e as diversas votações ocorridas nesta Casa mostram isso, da importância estratégica das indústrias de Manaus na defesa da Floresta Amazônica. Nenhum País do mundo deixaria de desenvolver uma região como essa e o Brasil foi sábio ao estabelecer ali o modelo vitorioso sob a responsabilidade da Suframa”, disse.